Com a possibilidade de sair candidata a prefeita por Açailândia em 2020, é preciso saber mais sobre Silvana Silvestre, uma vida na política e no empreendedorismo.
Silvana é Formada pelo CESEP Acadêmica de Belém do Pará e Categorizada pela Funtelpa, a maior rede de telecomunicações do Pará. Atuou na TV Mirante e após algum tempo, foi direto para a Globo São Paulo FM ( Santos 98.1), trabalhou na Rádio Cidade, Radio Carajás e várias outras pelo país.
Em Açailândia montou o SBT (TV Difusora) e ajudou na montagem da TV Cidade, foi uma das fundadoras da Rádio Marcone FM a convite de Raimundo Pimentel, logo em seguida foi convidada a ser Candidata pelo PTB, se elegendo como uma das mais bem votadas na época.
Um marco importante na vida política de Silvana, foi que no seu gabinete sempre teve três secretárias para trabalhar os requerimentos que tinha liberação quase imediata pelo executivo, sempre teve uma secretaria pessoal para anotações e tudo que fosse necessário e a terceira secretaria somente para atender sobre casos de saúde, levar ao hospital e fazer o necessário nessa área porque sempre foi uma prioridade dela.
Um dos requerimentos que mais se destacou foi a Praça da Bíblia, “a Primeira fase Da Praça", trazer com sua influencia o SINE também foi uma marca sua quando parlamentar, além disso, trouxe Poço Artesiano com influência e esforço próprio via Brasília, a energia no Baixão (Vila São Francisco) também foi outro beneficio conquistado por Silvana, até então o Baixão era um bairro que politico nenhum dava atenção por que as informações era de que os moradores não votavam em Açailândia. Mas, Silvana sempre primou pela vida independente de retorno pessoal.
O povoado Macauba foi um dos seus principais redutos rurais, a estrada de acesso foi uma conquista de Silvana que teve sucesso em vários outros requerimentos como abertura de Ruas e reconstrução de pontes.
Uma das preocupações antigas da ex-vereadora são as erosões, quando foi parlamentar lutou bastante, mas, por questões politicas que não lhe cabia, acabou não obtendo tanto sucesso, mas segundo ela, ainda sonha em ver esse problema na cidade resolvido efetivamente.
No social são incontáveis as ações, Silvana com os vereadores da época, ganharam 100 lotes e ao contrario da maioria, ela distribuiu todos os lotes aos mais carentes, em uma ocasião chegou a ganhar uma casa na Vila Progresso e também dou a uma família que necessitava. Repassar benefícios que chegavam a suas mãos sempre foi uma referência para Silvana.
Quando iria para o terceiro mandato de vereadora em Açailândia, Silvana resolveu não concorrer por entender que não era o momento tendo em vista que havia ajudado a cassar por corrupção, o prefeito que era do seu partido, uma demonstração de justiça e não de corporativismo politico, se fosse para a eleição seria obrigada a estar no mesmo palanque por fidelidade partidária, nessa mesma época Silvana chamava a atenção por sua atuação e foi manchete da revista Veja que chegou a anuncia-la como uma das Vereadoras mais populares do Maranhão.
Nesse período recebeu proposta de trabalho e se mudou para a cidade de Dom Elizeu onde também atuou no meio obtendo muitos êxitos. Após um período fora, Silvana volta pra Açailândia em 2012, ao chegar trabalhou em uma rádio da cidade com um programa de entretenimento, depois de alguns meses resolveu sair devido à linha politica da emissora que não estava em consenso com suas ideias, contudo foi uma saída amigável em comum acordo, sem danos para nenhuma das partes.
Em 2012 chegou a ajudar de forma paralela na campanha da ex-prefeita Gleide, mas, também encontrou alguns problemas para emplacar suas ideias, havia muitas cabeças opinando, então Silvana se concentrou em 6 outros municípios do sul do maranhão onde tinha contrato para campanhas de marketing para os principais candidatos.
Após a eleição de Gleide, Silvana chegou a trabalhar em seu governo, saindo meses depois para se dedicar a projetos solos na área empresarial aonde vem atuando com sucesso desde então.
Na área da comunicação em Açailândia, Silvana ajudou na formação e descoberta de muitos profissionais que atuam até hoje na cidade e distribuídos pelo Brasil..
Com a Ascenção do marketing digital e politico a partir de 2010, Silvana resolver fazer uma pós-graduação, saindo direto para trabalhos em vários municípios onde até hoje mantem bons relacionamentos e influencia.
Após o período eleitoral de 2016 onde atuou novamente em algumas cidades do sul do estado, Silvana voltou seu foco ao empreendedorismo, fazendo uma sociedade e montando o restaurante Art do Sabor, pouco tempo depois abriu o seu mais novo empreendimento, o Coco Bar Bambu que vem conquistado clientes desse mercado há alguns meses.
Paralelo a isso, Silvana mantem uma equipe de marketing politico e lidera vários trabalhos na cidade e região, além de uma ex-parlamentar atuante, ela agora é uma empresária que gera emprego e renda ao município, ajudando na economia e no desenvolvimento do comercio local.
Perguntada sobre esse dinamismo todo, Silvana disse que não gosta de ficar engessada fazendo a mesma coisa por muito tempo, “Sempre que concluo um projeto e ele faz o sucesso que planejei, já estou pensando em outra coisa e assim vou seguindo” disse Silvana.
Silvana mantem o entretenimento em suas redes sociais, que atualmente sua pagina com perfil político, criada há 03 meses, contabiliza diariamente 25 mil curtidas somente do povo de açailândia. E uma equipe que cresce á cada dia com a mentalidade de reconstruir açailândia, equipe esta que já soma mais de 500 pessoas. Silvana goza de prestigio junto às emissoras e profissionais da área de comunicação e por isso é chamada pela maioria de rainha do radio por sua competência e por toda sua história na comunicação da cidade.
Sair de Açailândia foi necessário para que Silvana ganhasse experiências e entendesse as estratégias certas para voltar e investir na cidade, o que tem acontecido de forma extraordinária desde então, ela se considera alguém capacidade para qualquer coisa no meio político, mas afirma que ser candidata é uma questão de decisão coletiva, para Silvana não é apenas um gosto pessoal, se não houver quem acredite junto.
Especula-se muito sobre ela e sua posição, mas, ela afirma que o momento é de firmar bases e fortalecer um grupo construído com propostas coesas e pautadas na meritocracia, para ela, é mais que uma construção individual, passa pela coletividade, e a palavra é, fazer desse grupo, algo que venha ser positivamente decisivo nos destinos do município.
Perguntei se ela deseja ser candidata e sobre o partido que ela hoje preside, ela garantiu que sua linha ideológica na politica é independente de partido, segundo ela, a pessoa faz o partido e não o contrario, ela ainda cita o caso do presidente Jair Bolsonaro como exemplo disso.
Fonte: marcinhoguerreiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário